Cine-Review Página Principal "Eu vez eu vi uma mulher pobre morrer de frio. Ela parecia muito triste." (Beleza Americana)

Fazer login   Cadastrar   Esqueci minha senha

 

  (Intolerance)

Indique esse filme

Dados Técnicos

Intolerância

Título:   (Intolerance)
Ano: 1916
Duração: 150min
Sinopse:D. W. Griffith, segundo a maioria dos críticos, foi o 'Criador da Linguagem Cinematográfica'. Fundador da United Artists (com Douglas Fairbanks, Charles Chaplin e Mary Pickford), produziu e dirigiu mais de 300 filmes. Dois de seus filmes são considerados por todos os especialistas em história do cinema, como os maiores filmes realizados até hoje em Hollywood. Um deles, justamente Intolerância, uma fantástica experiência contando histórias paralelas ocorridas em épocas diferentes. Intolerância tem sua narrativa transcorrendo em quase 3 mil anos, com quatro histórias diferentes registrando a opressão através dos tempos. Temos assim: A queda da Babilônia, A crucificação, O massacre da noite de São Bartolomeu e as lutas modernas entre o capital e o trabalho. Todos esses temas continham apelos universais que deram ao filme um grande sucesso, particularmente por causa dos enormes cenários (a cidade da Babilônia, onde hoje é o Iraque), os maiores até hoje construídos em Hollywood. Com cinco estrelas em todos os guias de filmes editados no mundo, este DVD foi produzido direto de master digital de alta qualidade, filme indispensável para os estudiosos do cinema, tem valor antológico fundamental.
Nacionalidade:Estados Unidos
Gênero:Clássico

Votos & Críticas

Para votar você precisa se cadastrar.

Nota: 4

Mais um filme que está na lista da AFI mais por sua importância histórica do que por ser um bom filme. Na verdade, é difícil assistir D.W. Griffith hoje como uma forma de entreterimento. Somente se consegue fazê-lo para fins de pesquisa histórica ou análise das técnicas de época.

É tudo muito experimental, com atores fazendo interpretações caricatas e aquele sonzinho de orgão de funeral durante todo o filme. Há grandes momentos como as cenas de perseguição ao trem e corrida de cavalos. Aliás, a grandiosidade dos cenários e a quantidade de figuração me faz pensar que ele seria o pai não do cinema, mas sim dos grandes épicos.

Quanto à mensagem passada, o final tenta dar uma mensagem de esperança, com a boa vontade vencendo a intolerância, mas sutilmente, parece ser o contrário, já que das quatro histórias contadas, apenas a fictícia tem um final feliz. Vale a pena citar o caráter político do filme, já que no final aparecem cenas reais da WWI, atual durante a filmagem e lançamento do filme.
(schnauzer)

Elenco & Produção

Direção
D. W. Griffith    
Ator
Bessie Love   
Constance Talmadge   
George Siegmann   
Lilian Gish   
Mae Marsh   
Miriam Cooper   
Pauline Starke   
Robert Harron   
Seena Owen   
Tully Marshall   
Walter Long   

Empresas

Distribuidora: Continental Home Vídeo