Cine-Review Página Principal "Só quero que minha vida tenha sentido para mim, assim como tudo isso tem sentido para você." (Em Boa Companhia)

Fazer login   Cadastrar   Esqueci minha senha

 

  (Taxi Driver)

Indique esse filme

Dados Técnicos

Taxi Driver - Motorista de Táxi

Título:   (Taxi Driver)
Ano: 1976
Duração: 114min
Sinopse:Em Nova York, um homem de 26 anos (Robert De Niro), veterano da Guerra do Vietnã, é um solitário no meio da grande metrópole que ele vagueia noite adentro. Assim começa a trabalhar como motorista de taxi no turno da noite e nele vai crescendo um sentimento de revolta pela miséria, o vício, a violência e a prostituição que estão sempre à sua volta. Perde bastante noção das coisas quando leva uma bela mulher (Cybill Sheperd), que trabalha na campanha de um senador, para ver um filme pornô logo no primeiro encontro, mas tem momentos de altruísmo ao tentar persuadir uma prostituta de 12 anos (Jodie Foster) para ela largar seu cafetão, voltar para a casa de seus pais e ir para a escola. Porém, em contra-partida, compra quatro armas, sendo uma delas um Magnum 44, e articula um atentado contra o senador (que planeja ser presidente) e para quem sua amiga trabalha.
Nacionalidade:Estados Unidos
Gênero:Drama

Votos & Críticas

Para votar você precisa se cadastrar.

Nota: 8

O filme é bastante original e possui uma trama simples a primeira vista, mas muito complexa se observada com atenção. O filme mostra a vida de Travis, uma homem de 26 anos, que resolve ser motorista de taxi, para "aproveitar" seu tempo, uma vez que sofre de insônia. A partir de então, o filme se empenha no conceito da dualidade.
A dualidade se inicia com Travis se mostrando completamente ingênuo ao levar Betsy, uma bela e fina mulher que trabalha no comitê eleitoral do senador Palantine, para um cinema pornográfico. Essa ingenuidade acaba revoltando o espectador, pois fica claro que Travis não tinha o menor objetivo erótico, e sim romântico (dualidade).
Ao ser rejeitado por Betsy, o amor se transforma em ódio, e Travis começa então a se preparar para uma vingança: matar Palantine. Para isso, ao comprar as armas, mostra uma mente confusa e obsessiva, comprando 4 armas de uma vez, uma de cada tipo. Ao planejar esse assassinato, acaba se mostrando bastante inteligente quando consegue enganar um dos guarda-costas do senador (e Scorsese consegue enganar perfeitamente o espectador nessa cena).
Quando conhece Iris se mostra mais uma vez uma pessoa boa e começa com uma tentativa de tirá-la do submundo.
E não só na história essa dualidade aparece, mas em momentos sutis no filme: Travis vê a escória que o revolta de madrugada, mas a beleza de Betsy só é mostrada durante o dia. O sucesso de Palantine se contrapõe ao fracasso da vida de Travis. Betsy, mulher formada da classe alta se contrapondo com Iris, uma jovem de 12 anos e prostituída.
Mas na minha opinião, essa sutileza chega no auge quando Travis corta seu cabelo no estilo punk, dividindo sua cabeça em dois lados: o bom e o mal. Para você leitor, resta ver o filme para saber qual o lado que irá prevalecer.
(tschweizer)

Nota: 6

É um filme estranho. Acho que marca mais para a violência (na época) do que pelo roteiro em si. (schnauzer)

Elenco & Produção

Direção
Martin Scorsese    
Produção
Julia Phillips    
Michael Phillips    
Roteiro
Paul Schrader    
Ator
Albert Brooks  Tom(Tom)
Cybill Sheperd  Betsy(Betsy)
Diahnne Abbott   
Harvey Keitel  Sport(Sport)
Jodie Foster  Iris(Iris)
Leonard Harris  Charles Palantine(Charles Palantine)
Martin Scorsese   
Norman Matlock  Charlie T(Charlie T)
Peter Boyle  Wizard(Wizard)
Robert De Niro  Travis Bickle(Travis Bickle)
Música
Bernard Herrmann    
Direção de Fotografia
Michael Chapman    
Direção de Arte
Charles Rosen    
Figurino
Ruth Morley    
Edição
Marcia Lucas    
Melvin Shapiro    
Steven Spielberg    
Thelma Schoonmaker    
Tom Rolf    

Empresas

Distribuidora: Columbia Pictures  

Estúdio: Bill  Columbia Pictures Corporation  Italo  Judeo Productions  Phillips